Ficha de Disciplina

Objectivos gerais
. Desenvolver a percepção visual e a capacidade de ler a imagem.
. Conhecer o enquadramento histórico da técnica fotográfica.
. Explorar instrumentos e processos fotográficos.
. Desenvolver a criatividade.
. Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visuais.


Programa
I. A História da Fotografia
Abordagem das técnicas fotográficas e da relação destas com a construção daquilo que se convencionou denominar de “ Linguagem Fotográfica”.
Análise das múltiplas e simultâneas acções que resultaram nas descobertas fotográficas. O surgimento da fotografia: a câmara escura e a perspectiva renascentista. Os diferentes suportes e processos fotográficos e suas implicações estéticas. A fotografia em Portugal. Os principais fotógrafos do século XIX e do começo do século XX que contribuíram para o desenvolvimento da técnica e novas formas de expressão fotográfica.
II. Ver/Olhar as fotografias
Reflexão crítica sobre o trabalho dos principais fotógrafos contemporâneos.
III. Processos de captação e processamento fotográfico
. A máquina fotográfica: obturador, diafragma, fotometria.
. Suportes fotossensíveis: o filme e o papel.
. O processamento: revelação e ampliação (negativo/positivo).
. O Laboratório fotográfico (P/B).
. A iluminação: o estúdio fotográfico.
. Novas tecnologias aplicadas à imagem fotográfica.
. Tratamento e edição de imagem.
IV. A Fotografia na Era Digital
Introdução e conceitos gerais sobre a Imagem Digital. As razões para utilização da Fotografia Digital. Processos de Captação de Imagens. Processo de Manipulação de Imagens (utilização do Adobe Photoshop).
Reflexão sobre a Imagem Digital na sequência da História das Imagens.
V. Desenvolvimento de processos autorais
. Montagem de um portfólio.


Metodologia
. Aulas expositivas com visionamento de imagens.
. Experimentação prática e desenvolvimento de exercícios relacionados com o conteúdo programático da disciplina.
. As matérias são transmitidas aos alunos por fases, de acordo com as dependências respectivas.
. Orientação de projectos.


Avaliação
. Avaliação contínua, com base nos exercícios desenvolvidos durante o semestre (40%),
. Portfólio apresentado no fnal do semestre (60%);

Comments